terça-feira, 19 de novembro de 2013

Meditação sobre o Evangelho de Domingo, 24 de Novembro.

Evangelho segundo S. Lucas 23,35-43. 
Naquele tempo, os chefes dos Judeus zombavam de Jesus, dizendo: «Salvou os outros; salve-Se a Si mesmo, se é o Messias de Deus, o Eleito.»
Os soldados também troçavam dele. Aproximando-se para lhe oferecerem vinagre,
diziam: «Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo!»
E por cima dele havia uma inscrição: «Este é o rei dos judeus.»
Ora, um dos malfeitores que tinham sido crucificados insultava-o, dizendo: «Não és Tu o Messias? Salva-te a ti mesmo e a nós também.»
Mas o outro, tomando a palavra, repreendeu-o: «Nem sequer temes a Deus, tu que sofres o mesmo suplício?
Quanto a nós, fez-se justiça, pois recebemos o castigo que as nossas acções mereciam; mas Ele nada praticou de condenável.»
E acrescentou: «Jesus, lembra-te de mim, quando estiveres no teu Reino.»
Ele respondeu-lhe: «Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso.» 

Esta passagem do Evangelho remete-me para aqueles momentos difíceis da vida, em que aguardamos o grande milagre! Mas o milagre não vem, apenas a revolta e a dúvida..."pois, se Deus existisse não permitia que isto acontecesse" e ficamos presos nesse "se". Revelamos uma grande falta de confiança.
O mesmo acontece com os ladrões do Evangelho. Se Jesus fosse de facto Jesus, com os seus poderes salvar-se-ia!
A verdade, é que a salvação de Jesus estava mesmo naquela cruz e, o mais incrível, é que na sua salvação está a nossa. Aliás, passou por tudo isso precisamente para nos salvar.
Com este Evangelho aprendo que é necessário acreditar e saber esperar. "Nem tudo o que parece é!"
Confiar-me a Deus em plenitude e tranquilidade, na certeza que tudo será para minha salvação, mesmo que ainda não o veja.
É bom sentir que Jesus nos leva consigo, que está connosco, que se entrega por nós, que nos ama.

Senhor, aumenta a minha Fé! A ti me confio, na certeza de que me amparas e conduzes. A dúvida surge por vezes, o medo instala-se, a desolação acontece, mas o meu olhar está inclinado sobre ti.

Sem comentários:

Enviar um comentário