terça-feira, 26 de novembro de 2013

1º Domingo do Advento - Ano A

Evangelho segundo S. Mateus 24,37-44.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Como foi nos dias de Noé, assim acontecerá na vinda do Filho do Homem.
Nos dias que precederam o dilúvio, comia-se, bebia-se, os homens casavam e as mulheres eram dadas em casamento, até ao dia em que Noé entrou na Arca;
e não deram por nada até chegar o dilúvio, que a todos arrastou. Assim será também a vinda do Filho do Homem.
Então, estarão dois homens no campo: um será levado e outro deixado;
duas mulheres estarão a moer no mesmo moinho: uma será levada e outra deixada.
Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor.
Ficai sabendo isto: Se o dono da casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, estaria vigilante e não deixaria arrombar a casa.
Por isso, estai também preparados, porque o Filho do Homem virá na hora em que não pensais.»




Deus está sempre a surpreender e a inquietar. Uma boa inquietação, que nos desperta e nos faz crescer na Fé, na Esperança, na Confiança e na Caridade...
É diferente viver uma vida vazia, sem esperar nada, sem crer em nada do que viver a vida no seu verdadeiro desafio, vigilantes. O desafio da Confiança, da escuta e Entrega plena à vontade de Deus, vigiando cada momento, cada acontecimento.
A felicidade plena surge escutando a vontade de Deus sobre a nossa vida e para isso é necessária toda essa vigilância, toda a oração sobre a sua vontade. Escutar Deus no silêncio, acolher os seus sinais no dia-a-dia em cada rosto que nos olha e fala, em cada acontecimento,em cada escolha, sentimento...
Entregar-se a Deus não significa apenas seguir uma vida consagrada, significa viver em Deus cada momento, confiados na certeza que Ele nos guia. Significa sermos verdadeiro instrumento d`Ele, instrumento vivo, incansável, sempre atendo e desperto à sua palavra e à necessidade do outro.
Se Deus me fala e eu estou tão adormecida que não o oiço, perco uma grande oportunidade para O sevir e ser feliz.


Esta passagem do Evangelho remete-me também para a morte e ressurreição.
É importante refletir a morte e ter consciência que essa passagem existe, uma passagem para a Vida Eterna. Mas, a meu ver, é diferente fazer essa passagem na leveza interior ou densidade. Entenda-se por leveza interior a consciência na tranquilidade, o coração cheio e transbordante de paz e amor e verdadeira liberdade. Desta forma, se a nossa consciência vive pesada, se o ódio, o medo e a inveja ocupam o nosso coração, é necessário estar despertos e vigilantes, para ir tratando todas as feridas, para ir resolvendo o que está por resolver...pois nunca sabemos quando vamos ver Jesus "face a face". Desta forma, preparemo-nos para a sua vinda também nesse sentido.


Senhor, desperta-nos. Somos seres adormecidos. Facilmente caímos. Levanta-nos, ergue-nos Senhor!
Ajuda-nos a perceber a Tua vontade na nossa vida, a compreender cada desafio que tens para nós. Não permitas que nenhum de nós fique preso na densidade, no que não vem de ti... salva-nos Senhor! Que nenhum de nós se perca Senhor!




Sem comentários:

Enviar um comentário